A qualidade dos textos para Blogs
No início da internet doméstica, em meados dos anos 90, era bastante comum encontrar ou até criar blogs para compartilhar opiniões, falar sobre a vida pessoal, publicar textos autorais e afins. Durante muito tempo os blogs serviram como uma espécie de diário pessoal online, que basicamente servia como um mural de publicações pessoais que o maior propósito era postar e receber alguns comentários. Essa prática ainda ocorre nos dias atuais, no entanto os blogs começaram a também serem utilizados por instituições que buscam disseminar informação para as pessoas. Empresas, escolas, centros de pesquisa e até alguns órgão públicos utilizam essa ferramenta por conta da facilidade de criação. Não é necessário ser um profissional da área de web designer para criar essa “página na internet”. Inúmeras plataformas disponibilizam gratuitamente layouts e domínios para criação de blogs para publicação de conteúdo, disponibilizando ainda tutoriais de como criá-los.
O sucesso de um blog está diretamente relacionado ao tipo e a qualidade do conteúdo postado. Um blog que não possui a preocupação com a qualidade dos textos tem grande chance de não ter público cativo. A internet já possui uma infinidade de conteúdos espalhados, com públicos fragmentados. Criar um conteúdo atraente com linguagem clara e interessante é um grande desafio, mas também é uma maneira de tentar não ser só mais um na multidão.
Algumas dicas podem auxiliar na obtenção de qualidade dos textos para blogs. Podemos inciar com a definição do conteúdo a ser escrito, ao escolher o conteúdo também acabamos selecionando nosso público-alvo. Com essas duas informações (o que escrever e para quem escrever) pode-se estruturar a pesquisa antes da escrita. É importante lembrar que na internet existem várias pessoas falando sobre assuntos variados, destacar-se nesse meio exige criar conteúdos que tragam informações com diferenciais, seja pelo assunto em si ou pelo desdobramento dele. Outra preocupação deve ser com layout, é indicado criar blogs que não possuam informação em todos os espaços. Isso pode tornar o espaço da leitura poluído e cansativo, fazendo com que as pessoas evitem visitar a página. A divulgação do blog também será responsável pelo seu sucesso, não adianta criar um conteúdo incrível com um layout bonito e convidativo se ninguém sabe da existência dele. Algumas práticas como divulgar o link nas redes sociais como Facebook e Twitter, e criar a rotina de visitar outros blogs podem auxiliar na obtenção de visitantes.