O que é Yahoo Search Marketing?
Provavelmente você já precisou fazer algum tipo de pesquisa na internet, entrou no site de busca que usa normalmente e inseriu o assunto que gostaria de procurar. Ao receber o resultado se deparou com uma lista imensa de opções. Esses resultados possuíam origem de diversos sites, blogs e, por vezes, redes sociais. Mas há alguns aspectos importantes para conhecer e descobrir o motivo que faz alguns sites aparecem no topo e outros não.
A ordem dos sites que aparecem nos mecanismos de busca obedecem algumas regras, uma delas é pesquisa patrocinada. A pesquisa patrocinada ou o pagamento por clique consiste em ser uma maneira dos sites de busca receberem remuneração pela ordem da pesquisa. Empresas como a Yahoo! utilizam plataformas de propaganda, nos moldes de anúncios contextualizados, para oferecer para as empresas a possibilidade de obter melhores lugares nas pesquisas realizadas. Na Yahoo! essa plataforma se chama Yahoo Search Marketing.
Funciona como a compra de ações no mercado financeiro, mas aqui seria a compra de palavras. Para exemplificar vamos pensar em um tipo de busca comum, como a procura por uma universidade. O pesquisador vai digitar a palavra universidade no site de busca e em seguida receberá os resultados. As instituições de ensino que tiverem comprado o maior número de ações da palavra universidade entrarão na regra de aparecer no topo. Além disso, as empresas donas dos mecanismos de busca que usufruem dessa tecnologia contam com programas inteligentes, que não buscam somente a palavra digitada, mas estendem os resultados para as palavras e significados semelhantes. Logo, se uma empresa compra a palavra universidade vai ter um percentual de chances de aparecer primeiro, mas se comprar mais palavras, como faculdade, terá mais chances de resultados que apontem para seu negócio e receberá mais relevância. Claro que essa é uma das regras de evidência utilizadas pelos mecanismos de busca.
A plataforma Yahoo Search Marketing se trata disso, da venda das ações das palavras para que as empresas que fizerem este investimento possam aparecer no topo dos resultados das pesquisas. Esse é um mercado já consolidado, uma vez que as empresas entenderam a potencialidade de negócio presente na internet. Já é comprovado que muitos consumidores que pretendem realizar algum tipo de compra, primeiro buscam valores e variações do produto na internet. As empresas que possuem investimento assertivo nessa área terão mais expressividade nos resultados do mercado digital.