O freelancer é um profissional autônomo que oferece seus serviços sem a necessidade de vinculação com as empresas. Essa modalidade de trabalho está presente nas mais diversas áreas de atuação, como engenheiros, publicitários, designers, fotógrafos, jornalistas, professores, cozinheiros e etc.
Geralmente a contratação de um freelancer ocorre por meio de projetos. Antes de iniciar esses projetos é estipulado o valor que deve ser pago, que estará vinculado a entrega do “produto” no prazo e nos moldes acertados. Pode-se contratar um profissional para realizar apenas um trabalho ou um conjunto de trabalhos, de acordo com a necessidade da empresa ou do contratante.
Contratar um freelancer pode ter inúmeras vantagens, uma delas é definir o prazo que o objeto de contrato deve ser entregue. Por ter esse caráter ocasional, muitas empresas buscam profissionais que possam cumprir tarefas em tempos reduzidos, possibilitando uma flexibilidade de horário não característica dos profissionais que possuem vínculo empregatício. Ou então recorrem a estes profissionais apenas para sanar gargalos que não são comuns e que gerariam a contratação e um funcionário efetivo sem a real necessidade. Outra vantagem é a facilidade no contato com o profissional freelancer, com a flexibilidade de horário o contato pode ser mais frequente e direto durante a execução do projeto. A objetividade do que se espera de resultado do trabalho também é uma ferramenta de garantia de qualidade, uma vez que o contratante poderá acompanhar mais de perto a execução do projeto.
A diminuição dos custos também é perceptível nessas situações, por mais que um freelancer possua uma média de cobrança acima da praticada pelos profissionais “fixos” todas as outras despesas despendidas com um profissional contratado via CLT estão excluídas, férias décimo terceiro e outras contribuições não serão devidas pelo contratante, pois esses trabalhos não caracterizam vínculo empregatício.
Além disso tudo, o é característico do profissional freelancer a frequente necessidade de especialização. O mercado “informal” é bastante promissor e está aberto a todas as pessoas. Isso faz com que o freelancer tenha mais necessidade de se diferenciar. Uma empresa ou um contratante precisará de garantias que o trabalho será entregue com qualidade, muitas vezes não é possível obter indicações e a única maneira de tentar ter garantias é através de certificações que esse profissional possuir. Outra característica do freelancer é a atuação em um nicho específico, fazendo com que esse profissional seja mais experiente em apenas um segmento.