Como fazer um Publipost? Se você chegou até aqui imagino que seja o tipo de escritor que vá atrás do que quer. E por isso já digo algo básico, que você deve ter até percebido: toda marca que investe em publiposts tem uma presença nas redes sociais e um bom setor comercial.
O que é um Publipost?
O publipost é um maneira de divulgação escolhido por algumas marcas para que pessoas, geralmente conhecidas ou referências em um nicho de mercado, promovam algum produto ou serviço. Este tipo de estratégia pode ser utilizado em diversos canais, tais como: blogs, Instagram, TikTok, Youtube, entre outros.
Por que o publipost é tão importante?
O publipost pode te ajudar na sua estratégia de marketing digital de diversas formas, selecionamos a seguir as principais delas, veja:
- Maior alcance;
- Contribui para melhorar o SEO do seu site ou blog;
- Aquisição de novos clientes;
- Audiência engajada;
- Público segmentado;
- Retenção de clientes;
- Influência sobre poder de compra;
- Aumento na produção do conteúdo;
- Tráfego qualificado;
- Diversificação nos canais de comunicação;
- Maior autoridade e relevância da marca;
- Segmenta as ações;
- Favorece um contato próximo com a audiência;
- Tem um ROI (retorno sobre investimento) positivo;
- Contribui com melhorias na decisão de compra;
- Aumenta sua base de leads;
- Pode ser usada em diferentes formatos.
Quais são os tipos de publipost?
Atualmente, existem diversos tipos de publipost, principalmente quando falamos de redes sociais como Instagram e Facebook.
O mais conhecido popularmente, é quando uma empresa pede para o influenciador tirar uma foto ou fazer um vídeo, divulgando o seu produto ou serviço.
Ele pode fazer isso de forma direta mesmo, mostrando o passo a passo e as propriedades do produto, ou de forma indireta, contextualizando com algum momento da sua vida, rotina de trabalho ou até mesmo com um hobbie.
Já nos blogs, a troca de publipost geralmente é feita pela criação de um artigo, onde as empresas definem um tema e prazo para a entrega.
Este texto deve ser identificado como uma parceria, e para ajudar no tráfego, precisa conter link building de artigos com boas visualizações
Como é feito o publipost?
Pensando no alcance e repercussão da publicidade, a marca ou perfil precisa escolher o influenciador ou empresa parceira com muito cuidado. Como fazer um Publipost?
Analise primeiramente qual o público-alvo, que essa pessoa ou instituição costuma atingir, se ele condiz com a persona que adquire os seus produtos e serviços.
Veja também se a missão, posicionamento e valores estão alinhados com a sua empresa, principalmente quando falamos de influenciadores. Lembre-se que ele representa o seu negócio, e qualquer postura inadequada pode prejudicar a sua imagem e credibilidade.
Você com certeza já ouviu falar de uma marca que rompeu contrato com um influenciador, devido a polêmicas ou discursos preconceituosos, por isso, fique atento!
Existem muitos tipos de publipost e eles atendem a diversas expectativas da empresa que deseja divulgar.
Por exemplo: você já viu alguém famoso falando que sempre perguntam como consegue deixar o cabelo crescer e, de repente, dá a dica de um produto “milagroso”?
Isso é um tipo de publipost, mas existem outros.
O mais comum é o publipost / release ser enviado a um jornalista, ou seja: segue o formato de texto jornalístico, com lead e toda a estrutura de matéria, que vamos abordar mais à frente.
Porém, também existem empresas que contratam blogueiros para fazer a apresentação dos produtos em artigos – nesse caso, o formato de matéria nem sempre é seguido.
Para que o seu publipost alcance o objetivo certo, é importante saber em qual deles você se encaixa.
É importante lembrar que segmento vale mais do que quantidade, pois é muito comum encontrar empresas que invistem em usuários com milhares de seguidores e uma popularidade consistente na internet, mas que não se adequam ao perfil de sua marca. Repense se não é mais interessante buscar uma influenciadora do mesmo ramo, com um perfil mais compatível; é melhor ser apresentado a 500 seguidores e despertar interesse em 400, do que ser apresentado a 3 milhões e não ser procurado por nenhum.
O Publipost (ou Guest Post) serve como uma estratégia de comunicação. O mesmo tem seu conteúdo enviado de forma direta a um jornalista ou dono de site, porém, é necessário que o conteúdo seja de qualidade, uma vez que os grandes blogs e portais recebem diversos e-mails por dia, e se o conteúdo não for relevante será certamente ignorado pelos profissionais da mídia.
Quando um conteúdo de publipost consegue atrair a atenção dos donos de sites, na maioria das vezes, o profissional contata a empresa para conseguir aumentar o leque de informações e realizar a marcação de detalhes essenciais para complementar o que irá ser publicado.
Ao produzir publiposts, é importante aplicar técnicas de SEO, de modo que seu conteúdo seja otimizado e alcance o público-alvo, seja em canais específicos ou buscadores.
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